quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mais 1 Maio… de Luta Negra na USP


Em 13 de Maio de 2013, enquanto alguns celebram 125 Anos da Abolição da Escravidão, nós o/a interrogamos se ela realmente ocorreu, afinal, os indicadores sócio-econômicos do IBGE apontam para uma disparidade étnica-racial gritante que existe [1]… persiste… às custas de uma Negativa perversa ao invés de uma Afirmação, de uma Ação Afirmativa visando a Reparação, do povo Negro explorado pela elite desta Nação.
O dia 13 de Maio é a data de nascimento do Núcleo de Consciência Negra na USP que completou 26 Anos de Resistência na USP e é também o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, sentimento esse introjetado dentro da Universidade “melhor rankeada” do Brasil. O que a USP fez e faz para combater o racismo dentro e fora de seus muros?
Sob a sigla NCN, nascemos conscientes, confiantes e dispostos a fazer luta, prontos e sedentos por escrever na história um Capítulo sobre Reparação, prontos para entre-iguais-de-fato construir um futuro de união, cooperação e não mais pontos de ?(interrogação)? .

Maio pela Casa da Cultura Negra da USP
Desde sua fundação, o NCN cumpre um papel agregador entre ativistas da luta pelos direitos civis da população negra, reparações históricas e a implementação de ações afirmativas para a população negra. Pedimos o seu apoio para que o Núcleo de Consciência Negra (NCN) conquiste o reconhecimento da Reitoria da Universidade de São Paulo e que esta nos conceda a autorização de uso do espaço que ocupamos há 26 anos para lutar contra o racismo e por inclusão sócio-étnico-racial da população negra. A Casa da Cultura Negra será o espaço do Núcleo de Consciência Negra na USP.
Assine nosso Abaixo-Assinado!  www.peticaopublica.com.br/?pi=ncnusp
 
Maio da Abolição Interrogada II -> 125 anos depois
Lhe convidamos para vir debater conosco se a população negra é hoje, Século XXI, livre e tem acesso pleno aos Direitos, assim como em 1988, ocasião da 1ª Abolição Interrogada. Dentre as atividades de Cultura & Extensão que estamos organizando, teremos dia 17/5:
Oficina de Stencil e de Capulanas às 14hs e uma Mesa às 18hs com o tema “Verdades e desafios para superação das desigualdades étnicas-raciais”. Além disso, teremos um Sarau às 20hs e uma Festa-Ato às 22hs neste mesmo dia, com samba e ritmos latinos.
Nos dias 25/05 e 08/06 (2 Sábados) às 9hs, vai rolar Oficina de Comunicação Comunitária (16hs de duração) com o Rapper Pirata.  
Inscrições pelo email: rapperpirata@gmail.com
 
Maio de Luta Contra o Racismo na USP
O NCN tem como princípio a defesa dos negros vítimas de racismo. Dentre os casos mais recentes podemos citar o estudante ameaçado por um policial militar no CRUSP porque não “mostrou a carteirinha USP” (detalhe: ele estava com diversos outros estudantes, mas era negro). O de uma aluna negra que era constantemente abordada pelos Guardas da EEFE e quando questionou a razão ouviu que “era porque ela não parecia aluno USP”. Num outro caso, ocorrido nas redes sociais, um perfil-fake-identificado perguntava aos colegas se eles apoiavam as Cotas para “transarem com mulheres negras” e, por fim, mas extremamente importante, um caso recente de falsa-acusação, seguida de agressão, tortura e prisão de um jovem trabalhador numa Festa dentro do campus.

Não toleramos atos de racismo e nenhum outro tipo de discriminação! Não!
Não saímos do nosso barracão, pois fazemos Política, Cultura e Extensão! Não!
Não queremos o PIMESP, pois ele não é Ação Afirmativa de Reparação! Não!


[1] Você pode escolher seu indicador sócio-econômico favorito, porque aqui, diferentemente do PIMESP, cita-se a fonte dos dados usados > http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/defaulttab.shtm

 

Nenhum comentário: