sexta-feira, 3 de maio de 2013

Manifesto pela Criação da Casa da Cultura Negra da USP


Pedimos o seu apoio para que o Núcleo de Consciência Negra (NCN) conquiste o reconhecimento da Reitoria da Universidade de São Paulo e que esta nos conceda a autorização de uso do espaço que ocupamos há 26 anos para lutar contra o racismo e por inclusão sócio-étnico-racial da população negra.
A Casa da Cultura Negra será o espaço do Núcleo de Consciência Negra na USP.
Assine nosso Abaixo-Assinado e some na luta!

www.peticaopublica.com.br/?pi=ncnusp

A criação do NCN ocorreu em 13 Maio de 1987 através da auto-organização de funcionários, professores e estudantes da USP, que começaram então a fazer política a partir desta entidade do Movimento Negro, nascida dentro da USP.

Consolidamos nossa atuação política na Universidade com uma vitoriosa ocupação, que viabilizou criar o 1ª Curso Pré-Vestibular para Jovens Negros do Estado de São Paulo, e que continua em atividade até os dias atuais. Além do ‘Cursinho’ noturno e diurno, o Núcleo realiza inúmeras atividades políticas, educacionais, acadêmicas e culturais dentro da USP, dentre elas destacamos: o Centro de Estudo de Idiomas (CEI), os debates e seminários sobre a história, demandas e cultura afro-brasileira.

Nossa dificuldade de manutenção do barracão é histórica, pois a USP, ao longo dos nossos 26 anos de existência, sempre mostrou-se contrária à existência de uma associação autônoma com o perfil reivindicatório que temos, dentro de seus muros. 
Assine nosso Abaixo-Assinado e some na luta!

www.peticaopublica.com.br/?pi=ncnusp
Desde sua fundação, o NCN cumpre um papel agregador entre ativistas da causa pelos direitos civis da população negra. Em seus 26 anos de (r)existência, o NCN sempre defendeu a necessidade de reparações históricas e a implementação de ações afirmativas para a população negra e nunca deixou de mostrar à sociedade a contribuição da cultura afro-brasileira na formação do nosso país.

Recentemente, a reitoria da USP decidiu negociar um Convênio conosco, mas até o momento não sinalizou se e nem onde quer colocar nossos projetos político-sociais.

Reivindicamos a criação da “Casa da Cultura Negra da USP”, pois somos numericamente a maioria da população brasileira, mas uma minoria política que não descansará enquanto não tiver seus anseios de inclusão, plenamente atendidos.

Assine nosso Abaixo-Assinado e some nesta luta!

www.peticaopublica.com.br/?pi=ncnusp


Atenciosamente,
Coordenação do Núcleo de Consciência Negra na USP

Nenhum comentário: