quinta-feira, 23 de maio de 2013

Núcleo de Consciência Negra tem sua institucionalização aprovada na FFLCH-USP

Vencemos a 1ª batalha... após 26 anos de militância cotidiana em prol dos direitos negados à população negra sem o reconhecimento institucional da USP, o Núcleo de Consciência Negra (NCN) finalmente teve sua proposta de criação de um "Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária (NACE)" aprovada pela Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Ciências, Humanidades e Letras (FFLCH-USP) na tarde desta quarta-feira, 22/05. 

Mostra de Arte e Sarau no vão da História & Geografia
A aprovação ocorreu em meio ao Mês da Abolição Interrogada II... 125 anos depois, atividade política, acadêmica e cultural que marca os 125 da abolição da escravidão e os 25 anos da 1ª atividade organizada pelo NCN na USP. Em parceria com entidades do movimento estudantil e negro, o Núcleo de Consciência Negra tem organizado Seminários, Saraus e Mostras de Arte neste mês de maio por toda USP e a aprovação do NACE é a consequência natural de tudo o que temos feito e fortalece a "Campanha pela Criação da Casa da Cultura Negra da USP".  

A abolição da escravidão está inconclusa, pois os números mostram claramente que o ingresso dos estudantes negros na USP está muito aquém do percentual desta raça na sociedade, principalmente nos cursos de maior demanda social. Além disso, diversos casos de racismo contra estudantes e moradores das comunidades vizinhas da USP, ocorridos recentemente, e estão sendo combatidos política e juridicamente pelo NCN, que dá suporte às vítimas.

O NCN luta incansavelmente contra as desigualdades sócio-étnico-raciais da sociedade brasileira e criou, em 1994, do 1º Curso Pré-Vestibular voltado para a preparação de jovens negros no Estado de São Paulo, projeto este que continua em funcionamento. A entidade conta também com um Centro de Ensino de Idiomas, com Grupos de Estudo e Formação atuantes e com a Biblioteca Comunitária "Maria Carolina de Jesus". Pelo exposto acima, concluímos que a aprovação do nosso NACE veio para coroar a luta histórica do NCN por um mundo sem racismo.


Alertamos à nossos alunos, colaboradores e apoiadores que:

A aprovação do NACE pela FFLCH-USP (ainda) não garante o uso do espaço que ocupamos!

Mas agora, tendo nossa proposta de institucionalização aprovada, cabe à atual Reitoria da USP regularizar o uso do barracão que ocupamos há 19 anos e retomar as negociações para criação da "Casa da Cultura Negra da USP", casa voltada ao estudo e entendimento acadêmico e cultural da população negra brasileira, e futura sede do Núcleo de Consciência Negra na USP.

Assine nosso Abaixo-Assinado e nos apoie nesta luta!

Atenciosamente,

Núcleo de Consciência Negra

www.ncn.org.br
Grafite na frente do barracão do Núcleo de Consciência Negra na USP

Assine nosso Abaixo-Assinado e nos apoie nesta luta!

Nenhum comentário: